Especialidades

Geriatria e Clínica Médica

Geriatria & Clínica Médica

Você já parou para pensar como estará a sua saúde daqui a 20 anos?

É possível se preparar para envelhecer melhor?

O envelhecimento tem sido motivo de muitas discussões e preocupações. Nos últimos anos o conhecimento científico nesta área teve um crescimento expressivo. No Brasil, o envelhecimento populacional é uma tendência clara que está mudando de forma significativa a demografia do país. E sim, é possível se preparar para envelhecer melhor.

A Geriatria & Clínica Médica são especialidades que se complementam no cuidado do indivíduo adulto jovem e idoso, entendendo as particularidades de cada fase da vida e quais as melhores formas de promover a saúde em cada momento.

A Dra. Kelem tem esta dupla formação e uma visão holística, individualiza e humanizada do tratamento, tornando-se uma profissional que faz o elo entre estas fases da vida para permitir um envelhecimento com qualidade.

Áreas de Atuação

Demências

As demências representam um importante problema de saúde, gerador de prejuízo na funcionalidade do indivíduo idoso. Os sintomas são progressivos e podem estar ou não associados a alterações comportamentais.

Nos idosos as causas mais frequentes de demência são: Doença de Alzheimer e Demência Vascular, mas existem diversos outros tipos de demências. Cada uma delas possui particularidades no quadro clínico, prognóstico e tratamentos específicos. O acompanhamento, investigação diagnóstica ampla, detalhada e diagnósticos corretos fazem toda a diferença na qualidade de vida do paciente e da família.

Osteoporose e Saúde Óssea

A osteoporose é uma condição de grande importância, alta prevalência e associada ao maior risco de fraturas, com consequências negativas na saúde global do idoso. Essas consequências podem ser evitadas através do diagnóstico precoce e instituição de tratamento medicamentoso e não medicamentoso de forma personalizada. Tudo isto feito após a consulta geriátrica ampla e periódica e exames direcionados para avaliação da saúde óssea de cada indivíduo.

Promoção do envelhecimento saudável

Envelhecer é uma fase do desenvolvimento do ser humano. É um processo natural, com especificidades e características próprias que levam à inúmeras alterações no âmbito biopsicossocial e espiritual, que poderão ocorrer com maior ou menor intensidade dependendo das características pessoais e experiência acumuladas ao longo da vida de cada indivíduo.

Promover o envelhecimento ativo e saudável é um processo de otimização das oportunidades de saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e é possível ser feito com o acompanhamento geriátrico personalizado.

Equilíbrio e quedas

 As quedas representam um evento muito comum na terceira idade, estima-se que 1 em cada 3 idosos cairá nos próximos 12 meses e com o envelhecimento populacional este problema tende a se ampliar. Esse tipo de evento representa a principal causa externa de morte para a população idosa, além de aumentar o risco de internação hospitalar e dependência funcional. 

Atualmente, 90% das fraturas de fêmur em idosos são devido a quedas e cerca de 30% dos que sofrem esta fratura perdem a capacidade de realizar suas atividades como faziam antes de cair. 

Trata-se, pois, de tema de grande importância, e o primeiro passo para prevenção é a conscientização da sociedade, de idosos e familiares, a respeito da relevância do mesmo. Quanto mais precocemente medidas adequadas são tomadas, maior a chance de diminuir riscos e evitar consequências negativas. Identificar os riscos individuais e desenvolver ações para prevenir quedas é uma atuação importante do Geriatra.

 

Avaliação pré-operatória

A adequada avaliação pré-operatória em idosos que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos é uma grande oportunidade de minimizar as chances de complicações pós cirúrgicos e promover uma melhor recuperação. Permitindo assim, o retorno do paciente às atividades, sendo este procedimento de urgência ou não.

Vacinação

A vacinação é um tema que tem sido bastante negligenciado entre os idosos, mas que precisa de um olhar diferenciado. Isso porque trata-se de um procedimento de imunização contra diversas doenças que podem levar à sérias complicações e até mesmo, ao óbito.

Para tanto, seguimos um calendário vacinal específico para esta população, e deste modo, se torna possível ficar imunizado contra diversas doenças tais como a gripe, herpes zoster, tétano, entre outras.

Sarcopenia

A sarcopenia, que é a diminuição de massa muscular, pode estar associada a alguma doença e/ou exacerbada pelo processo de envelhecimento. Ela pode se tornar um grande problema, pois tende a aumentar o risco de quedas, reduzir a autonomia na caminhada ou em atividades simples do dia-a-dia, como sentar-se e levantar-se. Desta forma, a avaliação do risco de desenvolver sarcopenia e o diagnóstico da condição já instalada, assim como os cuidados para evitar a redução e ajudar na recuperação da perda muscular se tornam importantes para viver com qualidade de vida na terceira idade.  Isto pode ser feito após a consulta geriátrica ampla e periódica e exames direcionados para avaliação da saúde muscular de cada indivíduo.

Formas de Atendimento

Consulta Médica

Consulta Médica

Atendimento médico especializado em consultório com toda estrutura para dar segurança e conforto ao paciente e seus familiares.

Consulta Domiciliar

Consulta Domiciliar

Atendimento humanizado, programado conforme as necessidades, evitando deslocamento e garantindo o conforto e segurança do paciente.

Acompanhamento em Internação

Acompanhamento em Internações

Acompanhamento médico individualizado durante internações hospitalares, garantindo a continuidade do cuidado personalizado antes, durante e após condições agudas, cirurgias ou doenças crônicas descompensadas.

Telemedicina

Telemedicina

Atendimento médico online onde você estiver com todo o cuidado, segurança e conforto. ( Preferimos esta modalidade de atendimento para aqueles que já são nossos pacientes).

Hospitais de Atuação

Hospital Sírio-Libanês
Hospital Nove de Julho